O chat é um ótimo canal para criar um relacionamento entre o consumidor e a sua empresa.

 Muitas vezes é através dele que se inicia o trabalho efetivo de relacionamento, seja atendendo as possíveis dúvidas ou resolvendo questões que possam surgir após adquirir um produto ou serviço. Pensando em uma sociedade imediatista na qual o consumo muitas vezes acontece por impulso, disponibilizar um canal de fácil acesso em que o potencial consumidor poderá conhecer a sua empresa, pode ser um ponto fundamental a ser considerado em sua estratégia.

O chat virtual se consolidou como uma ferramenta de suporte, muito utilizada na área de Tecnologia da Informação, o famoso TI, mas tem penetrado cada vez mais nas áreas de comunicação e marketing, principalmente no que se refere ao relacionamento com o cliente e, acredite, tem mostrado o seu valor.  Pensando nisso, trouxemos 5 motivos para implementar um chat hoje mesmo em seu site.

  • Incentiva a conversa entre o visitante e a sua empresa

Se você possui unidades físicas, há certa facilidade em atrair os clientes “porta adentro”, mas em um mundo cada vez mais conectado, muitas vezes esta pode ser a porta de entrada para o consumidor conhecer sua loja e avaliar seu atendimento já no primeiro contato. Empresas que disponibilizam chats demonstram cuidado com os seus clientes e disponibilidade para resolver o que for necessário prontamente, onde o consumidor estiver, agregando alto valor à marca.

  • Segurança para o consumidor

Se sua empresa é pequena ou se ainda não está consolidada em seu segmento de atuação (está começando, por exemplo), disponibilizar o chat com atendimento humanizado pode deixar o consumidor mais confortável para efetuar a compra do produto ou contratação do serviço. Muitas vezes, quando a marca ainda está no início e não disponibiliza suporte, isso faz com que o consumidor se sinta inseguro e acabe comprando em outro lugar.

  • Aceitabilidade do chat

Consumidores gostam de chats! Segundo um levantamento realizado pelo portal de empreendedorismo Endeavor, 53% dos consumidores preferem usar o chat antes de ligar para uma empresa, tornando-o o principal meio de contato dentro do ambiente online.

  • Mapear melhorias

Com o controle do chat e seus relatórios será possível identificar quais são as perguntas ou comentários mais frequentes, e dessa forma saber o que precisa ser melhorado, alterado ou até mesmo substituído. Este canal pode ser utilizado como mais uma fonte sobre o comportamento de seu consumidor, suas expectativas e frustrações em relação à sua empresa.

  • Sistema inteligente e gerador de leads

Por meio do chat, é possível conseguir alguns dados de seu cliente e transformá-lo em um lead, que poderá ser classificado e nutrido com informações relevantes de acordo com o perfil traçado. Verifique se a ferramenta escolhida para implementar o seu chat pode ser integrada com o seu CRM e com as ferramentas utilizadas pelo marketing para relacionamento com os seus clientes.

Bônus

São tantos os motivos para implementar um chat que não conseguimos parar apenas no quinto. Percebeu que em todos eles prezamos pela experiência do consumidor? Mas que tal trazer essa experiência também para o B2B? Como? Um chat pode ser muito útil para comunicação rápida de uma equipe de vendas que está em campo 24/7, por exemplo, facilitando a forma de fazer pedidos e tirar dúvidas.

Quer ter ainda mais eficiência? Você pode turbinar seu chat com o uso de bot. Um chatbot pode auxiliar ainda mais seu time que está sempre em trânsito a realizar pedidos, fazer consultas ou tirar dúvidas simples e muito mais, desafogando sua central de atendimento e tornando ela um canal exclusivo para o relacionamento com os seus consumidores. Quer saber mais sobre os bots? Então clique aqui e confira.

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