Como Aumentar Vendas com base em Propósito e Paixão

Seria essa uma forma de inovar no processo de vendas? Entender a paixão, o que fala com o emocional do seu consumidor é um exercício que devemos fazer para entender com o que ele genuinamente se preocupa ou valoriza.

O propósito se transformou na forma de identificação mais poderosa com o consumidor. Ele cria uma conexão emocional, envolvendo paixões maiores do que a própria compra em si. É uma forma mais sustentável de ter a lealdade do cliente a longo prazo, sem se preocupar constantemente com promoções ou reações da concorrência.

Alcançar a meta não pode ser o único fator motivacional para as equipes de vendas. Os vendedores são os responsáveis por transmitir ao cliente o propósito do produto ou marca, em busca de maior identificação e conexão genuína. Para que esse processo aconteça, primeiramente deve-se alinhar o proposito da empresa com o do comercial que a representa. Essa dinâmica também é valida para outros serviços como no caso da Pluris, representantes de atendimento ao consumidor ou até mesmo para Chatbots, que podem apresentar produtos ou interagir já contextualizando com algo que transpareça o posicionamento da marca.

A verdade é que o consumidor ama comprar e odeia que vendam para ele. Então ele tem que sentir que aquela proposta faz sentido e é relevante. Uma pesquisa da Accenture aponta que 65% dos consumidores são influenciados a comprar um produto ou serviço pelas palavras, ações, valores e crenças dos colaboradores da empresa. Esse dado mostra a relevância das equipes que representam a empresa ao interagir com o consumidor. O argumento de venda está na autenticidade transmitida pelos representantes.

 

Selecionamos 5 dicas para ampliar suas vendas com base no propósito da sua marca: 

1. Fortaleça a sua cultura organizacional

A cultura organizacional deve ser construída e escalada para toda empresa. Além da criação e acompanhamento dos valores, a cultura engloba objetivos futuros. O que a marca quer alcançar e como de forma “local’, dentro da empresa, se esforça para agir “global”, na sociedade. 

2. Tenha colaboradores que acreditam nos valores da empresa e que reconhecem na prática iniciativas que representem esse propósito

 Constantemente reforce a essência da empresa. Atrelar as ações tomadas com os objetivos da marca é uma forma de simbolizar o propósito. Por exemplo: “ Nós fizemos isso pois essa ação nos ajuda a promover um atendimento ao consumidor melhor ou um ambiente de trabalho mais feliz para nossos colaboradores.”

Utilizar a imagem de fundadores também é uma forma inspiracional de incentivar o propósito.

3. Dê mais significado para suas ofertas de venda 

Apoie os argumentos de venda com os significados que a compra daquele produto ou serviço trará. Qual imagem vai proporcionar ao consumidor quando ele realizar a compra? Falar sobre posicionamento e objetivos maiores mostra ao consumidor o impacto dele ao optar pela marca. Não deixe de lado a história, forma de produção, experiências ou essências por trás da produção ou criação do produto/serviço.

4. Aproveite os pontos de contato para transmitir significado

Utilize pontos de contato como sua central de relacionamento e até mesmo seu Chatbot para transmitir valor ao consumidor. A estratégia que a sua marca coloca em prática no Contact Center pode ser mais ampla e valiosa. Estes representantes possuem um contato direto com o consumidor e devem estar capacitados para realizar atividades como atendimentos e conversões de acordo com o posicionamento da marca

 5. Não fuja de temas polêmicos

A autenticidade da marca é colocada a prova em situações que exigem que um ponto de vista seja definido. Estes são os momentos que a sua marca pode se tornar referência em uma causa ou essência de marca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *