Construindo confiança e empatia através do vídeo atendimento

A pandemia intensificou a transformação digital das marcas, priorizando a experiencia do consumidor online e somando elementos do relacionamento presencial como diferencial. A confiança e acolhimento foram traduzidos para os diversos canais digitais como chatbots e URA Inteligente, abrindo espaço para um novo canal de atendimento, o videochat.

O QUE É O VÍDEO ATENDIMENTO

Uma pesquisa realizada em 2020 aponta que 84% dos consumidores se dizem convencidos a comprar um produto ou serviço ao assistir vídeos das marcas online. Transformando o canal na ferramenta de marketing do momento.

O vídeo atendimento é uma forma de levar ao consumidor virtual, parte da experiencia que só é vivenciada em lojas. Ao conversar cara a cara com o representante das marcas, os consumidores se sentem mais confiantes e acolhidos. O videochat oferece tempo e foco de uma pessoa real instantaneamente e pode ser aplicado em situações como:

  • Dúvidas sobre o produto/serviço
  • Suporte especializado
  • Instruções de uso e melhores práticas
  • Demonstações de vendas

COMO IMPLANTAR O VÍDEO ATENDIMENTO

Além da infraestrutura tecnológica de armazenamento e gravação com fones e câmeras de alta qualidade, alguns outros elementos também são valiosos para o sucesso desse canal.
 
Um local livre de ruídos e poluição visual é o adequado para garantir o foco e qualidade. O modelo permite explorar a personalização do ambiente com a identidade dos produtos/serviços por exemplo nas vestimentas e banners de fundo. Dessa forma o consumidor ganha mais um contato visual com a marca. 
 
Vídeos de introdução ao atendimento, pausas, treinamentos e horários podem ser gravados como orientações para o consumidor.
 

VANTAGENS DO NOVO CANAL

De acordo com uma pesquisa realizada pela Microsoft, 30% dos consumidores se frustram com as marcas quando não conseguem falar com uma pessoa real em situações críticas. O vídeo atendimento é uma solução virtual para acolher esses consumidores com urgência e empatia. Conheça mais vantagens do modelo:
  • Humanização do atendimento
  • Fortalecimento da identidade da marca
  • Variedade de recursos que podem facilitar a resolução de problemas, como envio de arquivos e compartilhamento de tela
  • Otimização do suporte, uma vez que o colaborador pode visualizar possíveis problemas e defeitos em produtos ou serviços
  • Vendas de maior ticket ao ver no detalhe os produtos
  • Canal inclusivo com interações em Libras

Já está preparado para adicionar esse canal na sua estratégia de Customer Experience?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.