O universo logístico possui cada vez mais desafios, tendo em vista a urgência e agilidade esperada pelos consumidores ao concluírem uma compra. Os processos e operações logísticas contemplam técnicas, estratégias e meios para garantir que produtos sejam entregues no local e tempo combinado, visando o mínimo de atrito possível.
A sua existência mostra que a preocupação das empresas não se encerra após a confirmação de pagamento dos clientes, pois uma logística ineficiente pode acarretar problemas como: produtos quebrados e atraso na entrega, afetando, consequentemente, a experiência do consumidor. Fique por dentro de algumas dicas para tornar as operações logísticas mais eficientes.
Atualmente, os compradores realizam uma aquisição online pensando no prazo de entrega e muitas vezes deixam de comprar em uma marca que possua um prazo muito longo. De acordo com dados da Outbrain, 52% dos consumidores classificam a velocidade de entrega como um fator de influência em suas decisões de compra. Logo, é interessante pensar estrategicamente em como reduzir o tempo de entrega por meio do mapeamento de processos, controlar prazos de entrega e situação do pedido e acompanhar produtividade de prestadores de serviço. Ainda assim, mesmo que a organização não consiga entregar um produto em poucos dias, é essencial ser transparente com o cliente, para que ele não crie expectativas em relação à entrega que não serão atendidas. Dispare mensagens por email, sms ou whatsapp para alinhar a expectativa do cliente com atualizações sobre a entrega.
O consumidor caminha a cada dia para um comportamento de compra mais consciente socialmente. Por essa razão, as marcas precisam aplicar práticas sustentáveis que supram a necessidade dos clientes de se relacionar com organizações coerentes com seus posicionamentos referentes ao mundo. Tal cenário se estende para a logística, em que, de acordo com dados da Descartes, os clientes indicaram que desejam ser flexíveis quando se trata de opções de entrega mais sustentáveis e 50% estavam bastante ou muito interessados em opções de entrega ecológicas.
Um processo logístico mal estruturado e ineficiente acarreta prejuízos financeiros em razão de produtos que não chegam ao destino a tempo ou em seu estado de qualidade inicial. Com isso, o cliente final poderá optar por uma devolução, então uma logística reversa deverá ser acionada. Tenha expertise para conduzir esses processos e dados para ter conhecimento das oportunidades de melhoria. Uma equipe capacitada omnichannel poderá realizar consultas e interações multicanal com os clientes, além da possibilidade de otimização de tarefas repetitivas com o uso de RPAs. Os dados coletados sobre principais motivos serão valiosos para recalcular rota.
Durante uma compra online, é corriqueiro que os clientes se sintam ansiosos em relação aos questionamentos que permeiam o processo de entrega de um produto e procurem contato constante com uma marca para saber o status de um pedido. Mesmo após a compra, eles podem precisar realizar uma troca ou devolução. São solicitações simples que podem ser resolvidas por chatbots, sem o envolvimento de um agente, reduzindo custos e satisfazendo os clientes. Conforme a pesquisa da Chatbots Magazine, 69% das pessoas preferem utilizar bots pela agilidade e eficiência em resolver problemas simples. Por isso, a implementação de uma inteligência artificial na logística pode ser uma solução interessante para torná-la ainda mais eficiente. Leia mais sobre chatbots
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