Fique à frente com o Atendimento Omnichannel

Segundo dados da TIC Domicílios, de 2008 até 2020 o uso da internet foi de 34% para 81%. Com a ascensão da internet, os consumidores ficaram mais conectados e mudaram as expectativas que possuíam em relação às marcas.  Atualmente, eles querem uma experiência única e excelente independente do canal de contato, com a fluidez de poder interagir em cada um deles sem rupturas.

Conheça 5 vantagens de adotar uma estratégia Omnichannel:

Aumenta a taxa de retenção

     Com o atendimento Omnichannel, a coleta de dados do consumidor é muito mais rica, com a possibilidade de conhecê-lo em diferentes canais, gerando um conhecimento complementar sobre seus hábitos e preferências.

Ao conhecer as preferências de contato, a taxa de abertura e troca de mensagens, se torna mais natural, intensificando a comunicação com as marcas e mantendo-o mais próximo.

Por essa e outras razões, empresas que adotam estratégias omnichannel possuem uma taxa de retenção 91% maior do que empresas que não as adotam, segundo a Aspect Software.

Gera aumento na receita

     Segundo a Customer Think, empresas com uma forte estratégia omnichannel verão um aumento de 9,5% na receita anual. Afinal, a Accenture afirmou que consumidores que têm acesso a vários canais de compra gastam 37% a mais do que os que possuem apenas um só canal.

Esses dados mostram que as pessoas consomem mais quando uma marca se disponibiliza em diversos canais. A praticidade de ser reconhecido e ter seu histórico registrado também é um dos fatores levados em conta durante as decisões de compra.

Entrega a personalização desejada

     De acordo com um levantamento realizado pela consultoria Accenture, 65% dos consumidores ficam frustrados quando as empresas não entregam experiências personalizadas e relevantes. A estratégia Omnichannel é capaz de evitar isso quando, através de análises dos clientes, prevê até mesmo as possíveis razões que o levaram a entrar em contato com a marca, por exemplo. Uma outra possibilidade é a coleta de dados através de perguntas feitas para o consumidor, onde o objetivo é conhece-lo melhor, entendendo a forma com que ele prefere ser tratado e canal. Com isso, o omnichannel não deixa espaço para um atendimento genérico e irrelevante.

Potencializa o uso dos Chatbots 

     Os uso dos chatbots é uma outra estratégia em alta que não pode ser ignorada quando o assunto é omnichannel. De acordo com a pesquisa Aspect Consumer Experience Index, 44% dos entrevistados disseram que eles preferem usar o chatbot para serem atendidos. Com o omnichannel, apenas um único chatbot pode ser integrado em incontáveis canais, como o Instagram, Facebook, WhatsApp, sites, entre outros. Tal atitude é ótima para melhorar o posicionamento da marca e unificar a experiência única e humanizada que o autosserviço proporciona. Sendo assim, é possível oferecer um atendimento consistente.

É uma forma de se destacar da concorrência

     Apesar dos inúmeros benefícios de uma estratégia omnichannel, a Zendesk afirmou que apenas 3,5% das empresas brasileiras a possuem. Por essa razão, começar o processo de adoção dessa estratégia é muito mais do que oferecer a melhor experiência para o cliente, também é uma forma de sair na frente da maior parte dos concorrentes. Saiba mais como fazer isso através desse link: https://www.plurismidia.com.br/relacionamento-omnichannel/ 

Você já passou pela experiência de alternar entre canais sem precisar repetir as mesmas informações para outro representante? Se sim, conte-nos como foi nos comentários.

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