Veja como manter-se forte no mercado, através de novas abordagens de marketing adotadas para cativar os clientes.

O mercado e as relações de consumo mudaram. A transformação digital obrigou empresários a se reinventarem para seguirem fortes na disputa, sob pena de serem engolidos pela concorrência. E assim como a tecnologia promoveu todas essas mudanças, o marketing também precisou se atualizar.

Se até pouco tempo atrás o marketing era centrado em apenas mostrar seu produto e seus diferenciais, hoje o cliente exige muito mais. E nesta linha surgem duas vertentes fortes e decisivas no momento de persuadir o consumidor: o Marketing de Relacionamento e o Marketing de Experiência.

Quer saber um pouco mais sobre cada um e de que forma essas são ferramentas indispensáveis para o seu negócio? Continue a leitura!

O Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento é, como o próprio nome diz, uma abordagem que procura promover um elo entre empresa e cliente. Para isso, todas as ações tomadas são pensadas de maneira a criar e manter um vínculo positivo com seus consumidores.

Ou seja, a empresa fornece benefícios em troca da fidelidade de seus clientes, tudo com o grande objetivo de que seus consumidores se tornem fãs de seus produtos ou serviços.

Como implantar

O processo de implantação de um sistema de marketing de relacionamento visa criar um sistema de fidelização, que deve iniciar a partir do primeiro contato do cliente com sua empresa — afinal de contas a velha máxima de que “a primeira impressão é que fica” é vital também para o marketing.

Neste aspecto, é primordial que a empresa tenha um sistema de atendimento que conquiste e cative seu consumidor, de tal maneira que a relação seja a melhor possível, até o ponto final do funil de vendas. Conseguindo isso de forma magistral, você terá um fã de sua marca, que a defenderá e indicará aos seus amigos e familiares, fortalecendo o chamado marketing “boca a boca”.

Neste aspecto, todos os canais de atendimento ao cliente precisam ser harmônicos e complementares. Uma mensagem enviada via página do Facebook da empresa precisa ser registrada e, quando o cliente entrar em contato via telefone, por exemplo, essa informação precisa ser de conhecimento do atendente. É aí que você encanta o cliente e cria uma forte relação.

O Marketing de Experiência

Experiências! É isso que os clientes buscam cada vez mais. Quer um exemplo bem prático? Veja em seu bairro ou cidade, quantos “barbers shop” surgiram nos últimos tempos. Mais que barbeiros, estes locais prometem experiência aos seus clientes na hora de cortar o cabelo ou fazer a barba.

E não é só na hora de sentar na cadeira do barbeiro. A experiência está em todo o ambiente, com diversos outros atrativos visuais, auditivos e sensoriais. Esse é um exemplo bem prático do Marketing de Experiência.

Fazer uma imersão do cliente, trabalhando suas emoções, é a melhor forma de conquistar, engajamento e fidelização. E, às vezes, essa experiência não está só no ambiente, está na embalagem, na propaganda que ativa sensações e dispara os chamados gatilhos mentais de seu cliente.

Além disso, é fundamental lembrar que o marketing de experiência ganhou força quando o conceito de client share — que é interpretar o cliente como se ele fosse único — se popularizou.

Desta forma, com uma profunda pesquisa de mercado, procura-se identificar o que o consumidor quer e consome, e usar isso como uma abordagem mais acertada em termos de experiência, entregando aquilo que ele quer.

Como aplicar

Aplicar o marketing de experiência é vital para as empresas que querem se diferenciar no mercado. Com planejamento e criatividade, ele pode ser trabalhado tanto no ambiente físico quanto online.

Por isso, a primeira etapa é conhecer profundamente o relacionamento de sua empresa com seus clientes. Em seguida, analisar também como são os processos internos de sua empresa. O importante e impressionar, promover um momento marcante. 

Implemente essa estratégia hoje mesmo!

Como você pode ver, ambas abordagens do marketing são fundamentais para qualquer tipo de negócio, não importa seu tamanho ou produtos e serviços oferecidos. Mais que apenas comprar aquilo que você oferece, o cliente quer ser bem atendido e ter uma experiência maravilhosa no processo.

No entanto, a implementação requer atenção e cuidados, para que o resultado seja de fato recompensador. Neste quesito, não exite em contar com a experiência e expertise de profissionais da área.

A Pluris Mídia está preparada para encantar os seus consumidores indo além do atendimento.

Entre em contato agora mesmo e comece a transformação do seu relacionamento com o cliente. 

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