O CRM vem da sigla em inglês Costumer Relantionship Management, a qual traduzida para o português significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Essa terminologia pode significar tanto uma metodologia estratégica quanto uma solução em software. Segundo uma pesquisa feita em 2018 pela TechTrends, 56,9% das empresas entrevistadas já utilizavam alguma ferramenta de CRM.

A principal função da união da metodologia com a ferramenta é a de melhorar a experiência do consumidor, com o objetivo de gerar mais negócios, reter clientes e aumentar o ticket médio. Logo, implementar essa estratégia é de suma importância para reduzir custos, aumentar a lucratividade e criar vantagem competitiva perante a concorrência. Sendo assim, as soluções de CRM são um ótimo auxílio para os times de marketing e vendas.

Passos para inserir o CRM

Para começar a inserir o CRM na sua empresa, é importante que o processo seja dividido em três etapas: planejamento, execução e avaliação.

Na etapa de planejamento, faça uma análise da empresa para identificar o contexto da implementação e qual necessidade será suprimida. Depois, defina os objetivos da estratégia: com o CRM você tem o desejo de aumentar a rentabilidade ou qualificar melhorar os leads? Separe tudo em metas e defina os KPIs para esse processo. Em seguida, escolha o time responsável que será envolvido no projeto e a ferramenta para colocar em prática toda a estratégia definida.

Escolher a ferramenta pode parecer uma tarefa difícil, já que existem milhares de opções no mercado, por isso, é importante saber bem sobre o seu negócio e definir qual será o orçamento para essa operação. A Pluris Mídia é especialista em auxiliar no processo de definição das estratégias de CRM em cada ponto de contato e utilizar a ferramenta para garantir um acompanhamento e registro dos resultados. Entre em contato e converse coma nossa equipe comercial para traçar as melhor estratégias de CRM nos diferentes canais, para o seu negócio.

Com a ferramenta definida, chega a hora de mapear os processos que serão executados pelo CRM. Para isso, é necessário configurar a ferramenta para que ela te mostre exatamente aquilo que você deseja saber sobre o seu consumidor.

É importante selecionar uma equipe capacitada para operar o software e também analisar todos os dados que serão disponibilizados ao longo do tempo, a fim de melhorar ainda mais o relacionamento com o seu consumidor e também para criar novas estratégias no futuro.

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