Você possui um processo de pós venda na sua empresa? Se a resposta for negativa, chegou a hora de profissionalizar ainda mais o seu negócio e garantir de forma definitiva a fidelização dos seus clientes.Muitos e-commerces focam todas as suas forças em levar o consumidor exclusivamente para a compra, e depois, não sabem bem o que fazer para continuar mantendo-o fiel em sua base. É aí onde a etapa de pós-venda entra. Com objetivos de conduzir o internauta para uma nova compra, técnicas de relacionamento são utilizadas para obter o máximo de cada lead. O pós-venda gera uma boa reputação, transformando os clientes em promotores da marca e consequentemente promovem um aumento no faturamento.

As regras para implementar um bom pós-venda são simples, porém, precisam ser executadas com atenção e estratégia. A principal delas é conhecer bem o seu cliente, utilize os dados coletados no e-commerce sobre o público e desenvolva estratégias personalizadas de e-mail marketing, geolocalização e atendimento com mapeamento de jornada para tornar a experiência única. Lembre-se: se você não conseguir identificar as preferências do seu consumidor, você não conseguirá fidelizá-lo.

Depois de entender o público, é importante identificar os pontos de contato em que estão presentes. Alguns podem preferir ser contatados via E-mail, WhatsApp, outros redes sociais ou canal de voz. A máxima aqui é identificar e definir os principais canais de comunicação que o seu consumidor prefere receber a mensagem. O canal em que ele interagiu já indica por onde ele gostaria de tratar sua manifestação.  Além disso, toda a interação deve ser planejada para parecer exclusiva e fazer com que o seu cliente se sinta especial e acolhido pela sua marca.

A verdade é que os consumidores entram em contato quando precisam da sua marca, portanto querem ajuda de alguma forma. O ponto aqui é solucionar pro ativamente, transmitindo confiança, assim transformamos qualquer caso em uma boa experiência e oportunidades de fidelização.

Complementar o atendimento com informações adicionais, demonstra empatia pelo caso do consumidor. Oferecer cupons exclusivos, cross selling e direcionar para outros canais como blogs e hotsites de acordo com o perfil e contexto do consumidor, são alternativas para gerar o sentimento de pertencimento e acolhimento. Promover benefícios exclusivos para o público fiel ao seu canal de e-commerce,  cultiva a fidelidade do seu consumidor.

Por fim, não se esqueça de medir os resultados de toda e qualquer estratégia que fizer para a sua marca. Somente dessa forma você saberá se obteve ou não sucesso na ação. Conte com a Pluris Mídia, especialista em implementar processos de pós-venda e monitoria de resultados e para te ajudar a obter novos insights. Converse com o nosso time: https://plurismidia.com.br/fale-conosco/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *