SENSO DE PERTENCIMENTO. COMO SUSTENTAR A DISTÂNCIA?

Um dos maiores motivadores no ambiente corporativo é o senso de pertencimento. A sensação de fazer parte de um time que tem um objetivo em comum energiza a equipe para atingir grandes resultados. O senso de pertencimento não se restringe somente a ter bons amigos, mas principalmente com a contribuição individual para o sucesso da empresa.

De acordo com pesquisa realizada pela BetterUP nos Estados Unidos em 2019, o desempenho dos funcionários que se sentem parte da cultura organizacional é 56% maior, além de uma queda de aproximadamente 50% no Turnover. A pesquisa também identificou um aumento de 167% no Employee Experience (eNPS). Para nós, Contact Centers sabemos do valor de NPS e Turnover, porém será que estamos estimulando o senso de pertencimento em nossos colaboradores?

Nesse momento de isolamento devido ao Covid-19, transmitir o senso de pertencimento torna-se tarefa ainda mais difícil. Aqui selecionamos 7 dicas para promover o senso de pertencimento mesmo estando a distância:

1-DEFINA UM PRÓSITO

Pessoas se sentem desestimuladas quando não encontram sentido em suas atividades. Determinar um propósito claro de empresa, uma visão para a equipe ou um significado claro para o momento auxiliam o colaborador a se identificar com a empresa e com seus colegas de trabalho.

Ter os objetivos e metas de curto e longo definidos é uma forma de estimular a conclusão de tarefas diárias e também compartilhar o objetivo maior a ser alcançado.

Para nós na Pluris, o foco são as pessoas. Nesse momento de COVID-19 tivemos como prioridade a saúde dos nossos colaboradores e a continuidade dos negócios. Compartilhamos o nosso posicionamento com os colaboradores também nas redes sociais, após ter as iniciativas estruturadas e reconhecidas. 

2-SAIBA OUVIR

É neste momento que as conexões são qualificadas. Demonstrar consideração e atenção aumenta a produtividade e sinergia de trabalho. Este ato deve ser genuíno, escutar opiniões, sugestões e visões diferente sempre é valioso, porém a distância intensifica e demonstra a atenção que a empresa da aos funcionários. Dessa forma é possível criar melhores condições de trabalho para que o dia a dia flua melhor, transmitindo segurança e valorização.

3-INCENTIVE A CAPACITAÇÃO

Estimular um ambiente de constante aprendizado é uma forma de colaborar para o desenvolvimento dos colaboradores, para que assim se sintam acompanhados pela empresa. Dessa forma a empresa não só conquista profissionais mais capacitados, como também os retém por apoiar o crescimento individual.

Para nós na Pluris, através da Pluni, nova ferramenta de e-learning que estamos utilizando, compartilhamos treinamentos de desenvolvimento pessoal e profissional. 

4-PROMOVA A INTERAÇÃO

Incentivar o contato entre seus colaboradores mantém a cultura organizacional viva. Realizar integrações a distância, apresentação de novos colaboradores e comemorações de vendas são algumas formas de manter os valores e identidade da empresa presentes no dia a dia, não somente nas tarefas diárias de cada um, mas também se aproximando como organização. Se possível, interagir de forma física com envio de mala direta é uma forma de tangibilizar a experiência.

Para nós na Pluris, através da Pluni, realizamos comunicados internos de todas as áreas, garantindo a presença da organização mesmo a distância.

5-RECONHEÇA COM FREQUÊNCIA

Quando estamos presencialmente juntos, encontros nos corredores e cafés incentivam a troca de feedbacks informais, porém a distância estes momentos ficam restritos a reuniões específicas. Em um cenário de Home Office, não deixa passar momentos para elogiar e incentivar um bom trabalho.

6-REALIZE MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO

Promova encontros sociais, para que seus colaboradores possam mesmo a distância se conhecerem melhor. Compartilhar experiências é combustível para a empatia e amenizar o clima. Mostrar o espaço de trabalho, hobbies e interesses através de fotos, vídeos e playlists são formas de conhecerem o lado mais humano e pessoal uns dos outros.

Para nós na Pluris, utilizamos as redes sociais para realizar ações motivacionais como sorteios e interações. Nessa quarentena utilizamos o @plurismidia no Instagram para que todos pudessem mostrar seu local de trabalho, além de sorteio de páscoa e comemoração do dia da voz.

7-ATUE DE FORMA ÉTICA E TRANSPARENTE

A transparência é a melhor forma de evitar #fakenews na empresa. Ser claro e objetivo é de extrema importância com uma equipe em Home Office, para que não haja dúvida quando forem seguir suas atividades separadamente ou do posicionamento da empresa. O respeito sempre deve ser prioridade independente do local de trabalho, ao tratar todos da mesma forma a percepção a ética de trabalho será reconhecida.

Para nós na Pluris, a comunicação é essencial a distância e ainda mais importante em tempos de crise. Comunicamos publicamente o nosso posicionamento, para que principalmente nossos colaboradores fossem tranquilizados. Alinhamos também com nossos clientes cada etapa e decisão.

COLABORADORES EM Home Office

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *