As redes sociais estão em plena ascensão e cada vez mais pessoas se conectam por meio delas, por isso, as marcas precisam acompanhar essa tendência e manter sua presença nos ambientes que os clientes estão. Diante deste cenário, surge o atendimento nas redes sociais, que se conceitua no relacionamento com o cliente através das redes sociais. Estratégia a qual tornou-se indispensável principalmente na pandemia, período o qual o uso de tais plataformas cresceu e continua crescendo. Uma pesquisa realizada pela Zendesk apontou que o atendimento nas redes sociais cresceu mais de 150% em 2020, com um destaque para o WhatsApp, que apresentou uma alta de 118%.
Os consumidores passam cada vez mais tempo nas redes sociais, consequentemente os hábitos de consumo estão sendo influenciados por elas. Tal informação é comprovada por uma pesquisa do Facebook, em que o perfil no Instagram de uma empresa influencia 80% da decisão de compra dos usuários.
Então, quando uma marca investe em constância nas mídias sociais, ela passa a fazer parte do cotidiano do consumidor, já que se preocupa em oferecer conteúdos valiosos, descontos e promoções para ele. Além disso, também está aberta aos atendimentos através do perfil, trazendo comodidade e praticidade ao comprador que pode visualizar um produto da marca e logo após tirar uma dúvida sobre ele no mesmo ambiente, sem precisar fazer uma ligação ou enviar um e-mail.
Entre os vários canais disponíveis para o cliente, as redes sociais são um grande destaque, principalmente por serem constantemente acessadas através de um smartphone. Em razão da praticidade que é iniciar o atendimento nas redes sociais de uma marca, é esperado que os clientes prefiram tal forma de contato. Segundo a Zendesk, 30% dos consumidores acreditam ser muito importante que o suporte esteja disponível no seu canal de contato favorito. Pensando nisso, seguir essa tendência acarreta nível de satisfação do comprador.
Para os usuários das redes sociais, respostas rápidas são inegociáveis. Afinal, é dessa forma que funciona a comunicação nas plataformas: mensagens trocadas de forma instantânea a cada segundo. Entretanto, nem sempre é possível responder imediatamente, quando for o caso, o recomendado é enviar uma mensagem ao consumidor informando o prazo de resposta e iniciar o atendimento o mais rápido possível. Um estudo da Sprinklr deixa claro que, em média, 77% das empresas costumam dar a primeira resposta ao consumidor nas redes sociais em menos de hora. Por isso, nota-se a necessidade de não deixar o cliente esperando um contato por muito tempo.
Cada plataforma possui um público diferente, que se comunica de uma forma diferente. Adaptar a linguagem para cada rede social e cada consumidor exige agentes treinados e especializados no assunto. De acordo com pesquisa realizada pela MindMiners e a NeoAssist, 87% dos entrevistados já pararam de consumir produtos ou serviços por serem mal atendidos e 92% afirmam que o atendimento é um dos quesitos importantes na escolha de uma marca. Treinamentos, capacitações e conteúdos informativos podem ser indispensáveis para tornar os agentes especialistas no atendimento social, evitando o cenário descrito na estatística.
Um estudo divulgado pela plataforma Cupom Válido, que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial, afirma que o Brasil é o terceiro país no mundo que mais usa redes sociais, ficando conectado, em média, 3h42 por dia. Diante de tantas horas online, é possível deduzir que mais de uma plataforma faz parte do dia a dia do usuário.
Da mesma forma, é interessante que as empresas também estejam nas principais redes sociais, para que o atendimento seja oferecido de forma multicanal aos consumidores. Ainda assim, administrar diferentes canais de forma individual pode impedir que a marca potencialize a experiência do cliente, pois dificulta uma visão ampla de todos os canais e tomada de decisões assertivas. Logo, investir no omnichannel para ir além do multicanal torna-se vital para o sucesso da organização. Leia mais sobre essa solução aqui: https://plurismidia.com.br/fique-a-frente-com-o-atendimento-omnichnnel/
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